0
0 Em Notícias

Adeus a Almirante Ibsen de Gusmão Câmara (19/12/1923 – 31/07/2014)

Hoje nos despedimos de mais um ser especial, iluminado. Vai o homem, mas fica seu legado, e a inspiração que sempre nos motivou.

 

O Mico-Leão-Dourado e o Almirante Ibsen de Gusmão Câmara (19/12/1923 – 31/07/2014)

ibsen-600x418É com imenso pesar que comunicamos o falecimento hoje, no Rio de Janeiro, do Almirante Ibsen de Gusmão Câmara, um dos maiores defensores que as florestas e mares do Brasil já teve. Durante seus 90 anos, o Almirante Ibsen criou dezenas de unidades de conservação, colaborou com centenas de pesquisas e ações para a conservação dos mares e florestas nacionais, e serviu como mentor e inspiração para milhares de indivíduos e organizações conservacionistas. Entre estes estamos nós da Associação Mico-Leão-Dourado.

Em 1983, no início do projeto para reintroduzir na Reserva Biológica de Poço das Antas micos-leões-dourados criados em zoológicos no exterior, o Almirante Ibsen, então Presidente da Fundação Brasileira para Conservação da Natureza (a primeira ONG conservacionista no Brasil), foi nosso maior orientador num caminho inédito, sempre contribuindo para desenvolver ações concretas baseadas na ciência e na lógica. A FBCN serviu de base institucional para o Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado até a criação da Associação Mico-Leão-Dourado em 1992. O Almirante Ibsen participou do Comitê Internacional para a Conservação e Manejo dos Micos-Leões criado pelo IBAMA em 1990, que promoveu colaboração na pesquisa e conservação das quatro espécies de micos-leões em cativeiro e na natureza, promoveu os micos-leões como espécies bandeira para a conservação da Mata Atlântica, e produziu planos de ação que continuam orientando nosso trabalho até hoje.

Temos uma enorme gratidão e sorte de ter tido o Almirante Ibsen como amigo e orientador. Junto com as baleias no mar batendo as nadadeiras, os micos-leões na Mata Atlântica batem suas palmas aplaudindo seu ilustre defensor.

texto escrito por Lou Ann Dietz e James Dietz, dois dos fundadores da AMLD.

 

Outras homenagens ao Almirante Ibsen na web:

O Eco – Almirante Ibsen: uma vida dedicada ao Meio Ambiente

WWF Brasil – Almirante Ibsen, referência na conservação do Brasil

Rede Pró Unidades de Conservação – Um adeus ao Almirante Ibsen, ferrenho defensor da natureza

ICMBio – MORRE O ALMIRANTE IBSEN CÂMARA, PIONEIRO DO AMBIENTALISMO BRASILEIRO

 

Compartilhe!

Você pode gostar desses posts também

Sem Comentários

Deixe um comentário