Aos 108 anos, faleceu o Dr. Milton Thiago de Mello, sócio fundador e honorário da Sociedade Brasileira de Primatologia, deixando um importante legado de dedicação à pesquisa e ao ensino da Primatologia em nosso país.
Dr. Milton Thiago de Mello faleceu em Brasília na última terça-feira. Nascido no Rio de Janeiro, graduou-se em 1937 pela Escola de Veterinária do Exército e foi pioneiro no estudo de zoonoses.
Durante sua carreira no Exército Brasileiro, lecionou e trabalhou no Instituto Militar de Biologia, contribuindo com a produção do soro antitetânico para os combatentes da Segunda Guerra Mundial. Após se aposentar, continuou atuando em pesquisas e consultorias no Brasil e no exterior.
Milton Thiago de Mello foi presidente da Sociedade Brasileira de Primatologia entre 1983 e 1984, e Vice-Presidente entre 1981 e 1982. No período de 1983 a 1989, o Prof. Milton Thiago de Mello organizou seis edições do Curso de Especialização em Primatologia, através da SBPr e organizados pela Universidade de Brasília com apoio da CAPES.
Os cursos versavam sobre diferentes especialidades, os quais desempenharam um papel fundamental no crescimento da primatologia brasileira (https://www.sbprimatologia.org.br/a-sbpr/historia/cursos-do-prof-milton/).
Milton Thiago de Mello também foi presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet), colaborou com a Organização das Nações Unidas e a Fundação Oswaldo Cruz, e realizou consultorias para a FAO e o PNUD. Recebeu diversas homenagens ao longo de sua carreira, incluindo o prêmio John Gamgee e o título de Honorary Fellow da Zoological Society of London.
Como professor, lecionou no Brasil e no exterior, passando 20 anos na Universidade de Brasília, onde fundou o Centro de Primatologia. Produziu mais de 150 artigos científicos e técnicos, publicou e editou diversos livros, tornando-se uma referência na medicina veterinária e na conservação.
A Sociedade Brasileira de Primatologia lamenta profundamente sua partida e presta solidariedade aos familiares, amigos e à comunidade científica. Saudações primatológicas ao nosso querido Milton, saudade eterna 🖤🌹
Leituras sobre o Prof. Milton:
Sem Comentários