0
Coimbra-Filho

Prêmio Coimbra-Filho Travel Award

Coimbra-FilhoO professor Adelmar Coimbra-Filho foi uma das referências para todos os primatólogos brasileiros e do mundo inteiro. É considerado o Pai da Primatologia no Brasil. Dentre suas diversas obras, a criação do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ) foi um de seus mais importantes legados. Outra contribuição de grande relevância foram os estudos que levaram à proteção do mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia). Com seu trabalho pioneiro, prof. Coimbra-Filho conseguiu agregar pessoas e instituições que até hoje trabalham com a conservação das 4 espécies do gênero Leontopithecus. Seu amor e dedicação aos primatas brasileiros lhe renderam conquistas importantes, como a própria redescoberta do mico-leão-preto em 1970.

Ao longo das décadas dedicadas à primatologia, prof. Coimbra-Filho formou uma legião de profissionais, participou de inúmeros eventos no Brasil e no exterior, publicou centenas de artigos, capítulos de livros e livros e foi pivô na criação de unidades de conservação voltadas para proteger os primatas brasileiros.

Para saber mais, leia aqui o artigo sobre o papel desempenhado por Coimbra-Filho no desenvolvimento da primatologia no Brasil.

Além disso, não podemos deixar de agradecer toda a sua contribuição prestada à SBPr . Coimbra-Filho

O prêmio Coimbra-Filho é uma parceria entre o Conselho da IPS (International Primatological Society), com a Sociedade Brasileira de Primatologia e com apoio da Margot Marsh Biodiversity Foundation, do Primate Specialist Group da IUCN e do Primate Program da Re:wild.

Ele é oferecido bienalmente com o objetivo de propiciar a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em Congressos Internacionais de Primatologia.

Os ganhadores da edição 2018 você confere aqui.

Os ganhadores da edição 2022 você confere aqui.

O edital da edição 2023 do prêmio, para ajudar na participação no congresso IPS na Malásia, você encontra aqui: Edital Prêmio Coimbra-Filho 2023

Compartilhe!