SOCIEDADE BRASILEIRA DE PRIMATOLOGIA
GESTÃO 2016 -2017
Brasília 27 de junho de 2016
CIRCULAR 001/2016
Assunto: Nota de Falecimento Professor Adelmar Faria Coimbra-Filho
É com enorme pesar que a diretoria da Sociedade Brasileira de Primatologia – 2016-2017 vem a comunicar o falecimento do Professor Adelmar F. Coimbra-Filho no dia 27 de junho de 2016.
Professor Coimbra-Filho foi uma das referências para todos os estudantes e apaixonados pela primatologia brasileira e, porque não, para primatólogos do mundo inteiro. Dentre suas diversas obras, a criação do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ) foi um de seus mais importantes legados. Atualmente, o CPRJ colabora com a conservação de centenas de espécies brasileiras, em particular, àquelas ameaçadas. Outra contribuição de grande relevância foram os estudos que levaram à proteção do mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia). Com seu trabalho pioneiro, prof. Coimbra-Filho conseguiu agregar pessoas e instituições que até hoje trabalham com a conservação das 4 espécies do gênero Leontopithecus. Seu amor e dedicação aos primatas brasileiros lhe renderam conquistas importantes, como a própria redescoberta do mico-leão-preto em 1970.
Ao longo das décadas dedicadas à primatologia, prof. Coimbra-Filho formou uma legião de profissionais, participou de inúmeros eventos no Brasil e no exterior, publicou centenas de artigos, capítulos de livros e livros e foi pivô na criação de unidades de conservação voltadas para proteger os primatas brasileiros.
Além disso, não podemos deixar de agradecer toda a contribuição prestada pelo prof. Coimbra-Filho à SBPr e que todo seu ensinamento envolvendo os temas “conservação e primatologia” se perpetue e seja repassado para os futuros primatólogos. À família e demais parentes e amigos, desejamos nossas sinceras condolências e suscitamos o conforto necessário neste momento de dor.
O legado deixado pelo prof. Coimbra-Filho será eterno e sua contribuição à melhoria da qualidade de vida dos brasileiros, através da conservação dos recursos naturais e das florestas que abrigam as mais variadas espécies de primatas no Brasil, será reconhecida para sempre! Sentiremos muito a sua falta prof. Coimbra-Filho, descanse em paz!
Diretoria da Sociedade Brasileira de Primatologia – 2016 -2017
Sem Comentários